CLARO, NET E EMBRATEL LIDERAM QUEIXAS DE CONSUMIDORES NO PROCON-SP - 18/03/2017

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CLARO, NET E EMBRATEL LIDERAM QUEIXAS DE CONSUMIDORES NO PROCON-SP - 18/03/2017


CLARO, NET E EMBRATEL LIDERAM QUEIXAS DE CONSUMIDORES NO PROCON-SP - 18/03/2017


O grupo América Móvil, composto pelas empresas Claro, Net e Embratel, liderou pelo segundo ano consecutivo o ranking de reclamações do Procon-SP em 2016, somando 4.704 registros. Apesar da diminuição em seus números em relação a 2015, o grupo piorou seu índice de solução de demandas, passando de 77% para 74% em 2016. 

O grupo Pão de Açúcar ocupou a vice-liderança do levantamento, à frente de empresas dos segmentos de telecomunicações, historicamente mais demandadas nos Procons. Em 2015, o grupo varejista havia ocupado o quinto lugar no ranking de queixas do Procon-SP.

Composto pelas empresas Pontofrio.com.br, Casasbahia.com.br, Extra.com.br, Casas Bahia, Ponto Frio, Via Varejo S/A, Pão de Açúcar, Comprebem, Eletro, Companhia Brasileira de Distribuição, Extra Hipermercado e Sé Supermercados Ltda., o Pão de Açúcar teve a maior parte das suas reclamações concentrada na operação de e-commerce: 89% das queixas, na grande maioria relacionadas à não entrega de produtos.

Em terceiro lugar está a Vivo/Telefônica, com 4.022 registros, voltando a aumentar seu número de reclamações em relação a 2015.

Apesar de se manter em 4º lugar, a TIM Celular apresentou redução de cerca de 28% em suas reclamações em 2016, passando de 2.351 registros no ano anterior para 1.676, com aumento no índice de solução para 81%.


A Sky Brasil cresceu no número de reclamações, especialmente nos Procons Municipais. A empresa saltou da 18ª posição no cadastro da capital para 5ª colocação no Ranking Estadual com 1.533 queixas. 

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